Tratamentos

O que é o check-up preventivo digital?

 O check-up odontológico preventivo digital é um exame realizado com um equipamento high-tech (alta tecnologia) que permite a captação de imagens intra e extra-oral de alta resolução, possibilitando registrar, com um estimado aumento de até 60 vezes, imagens fidedignas e detalhadas de um dente ou sítio anatômicos.
 O objetivo é identificar alterações como: pequenas infiltrações, início de cavidade, fadiga de material restaurador, entre outros, antes mesmo que possam ser detectados a olho nu ou através de radiografias (exames clínicos e/ou radiológicos também serão realizados durante o check-up).
Por ser um exame que gera imagens ampliadas de sítios anatômicos e das unidades dentárias, confere credibilidade ao tratamento necessário e proposto.
 
Uma visão moderna na odontologia
Através do check-up odontológico preventivo digital é possível diagnosticar precocemente enfermidades bucais, evitando a dor de intervenções mais onerosas e complexas.
Atuar preventivamente é uma das melhores diretrizes dos profissionais de saúde que estão inseridos dentro do contexto de odontologia atual e eficiente. Saúde começa pela boca e seus dentes são o seu cartão de visitas!
Foi em respeito e consideração ao nosso paciente que investimos e inovamos na prestação de serviço de diagnóstico por imagem.

Um compromisso com a saúde bucal
Além do check-up odontológico preventivo digital, também prestamos consultoria odontológica que vista informar, esclarecer e conscientizar o paciente e a coletividade acerca de medidas preventivas e tratamentos a serem adotados com o objetivo de manter e/ou alcançar a saúde.



Caro paciente,

Este guia foi desenvolvido para informa-lo sobre o check-up odontológico preventivo digital.
Nele você encontrará, de forma simples e direta, as principais informações sobre esse exame que tem beneficiado cada vez mais pessoas.
Com a saúde, a nossa auto-estima é elevada, nossas possibilidades são inúmeras, sobretudo devido ao fato de descobrirmos o prazer de viver bem! Portanto, invista em você, cuide da sua saúde bucal e passe a ter uma melhor qualidade de vida.
 
Um abraço,
Dr. Fernando José Lins Cova

O que é Prótese Dentária?

É a especialidade da odontologia responsável pela reabilitação dos dentes perdidos, por meio de próteses fixas, próteses removíveis e recentemente pelas modernas próteses sobre implante, recuperando as funções estéticas, fonéticas e mastigatórias da boca.

Como saberei qual tipo de prótese é mais indicado para meu caso?

É necessário uma avaliação inicial e um exame de imagens (radiografias e/ou tomografias) para podermos fazer um planejamento e assim definirmos quais as melhores opções de tratamentos.

Por que o dente perdido precisa ser substituído?

Para o perfeito desempenho de suas funções, os dentes precisam estar em equilíbrio nas arcadas dentárias. A ausência dentára pode causar problemas de dores articulares (ATM), movimentação dentária gerando a má oclusão, dificuldade de mastihgação dos alimentos, problemas estéticos e fonéticos, prejudicando assim a saúde geral.

Quais são os tipos de próteses dentárias existentes?

Existem basicamente 3 tipos de próteses: as próteses fixas, as próteses removíveis e as próteses sobre implantes.

O que é uma Prótese Fixa?
São proteses que substituem um ou mais dentes perdidos apoiando-se sobre as raízes dos dentes vizinhos, são também conhecidas pelos nomes de ponte fixa, coroa, jaquetas e pivot. Recebe o nome de "fixa" porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista a menos que se corte com o uso de brocas especiais. Podem ser confeccionadas com materiais estéticos (acrílico ou porcelana) ou não (metal).

O que é uma Prótese Removível?
É uma prótese que substitui os dentes naturais perdidos, de maneira parcial (Prótese Parcial Removível - PPR ou ponte móvel) ou Total(dentadura). É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento em que ele desejar.

O que é uma Prótese sobre implante?

É a prótese que substitui um ou mais dentes perdidos fixando-se sobre as raízes artificiais, chamadas de implantes. Elas podem ser fixas ou removíveis. Para as próteses fixas, os implantes funcionarão como se fossem as raízes naturais. Já para as próteses removíveis (chamadas de overdenture), os implantes vão oferecer maior retenção, estabilidade e estética, aumentando a sua eficácia e segurança.

E durante o tratamento, como eu fico?
Você irá usar uma prótese provisória adequada, possibilitando-o mastigar, falar e sorrir, satisfatoriamente, durante o tratamento.

Confira mais informações no vídeo abaixo:

Na avaliação clínica através do check-up e exames complementares faremos um plano de tratamento uma vez que o paciente poderá apresentar problemas que só serão solucionados mediante a uma proposta multidisciplinar.

O objetivo da odontologia cosmética é um sorriso jovial onde as restaurações metálicas, principalmente as que contém mercúrio, são trocadas por resinas e porcelanas de última geração tendo como resultado final, restaurações e próteses com alto índice de satisfação estética.

Confira mais informações no vídeo abaixo:
por: Drª Dammer C. Moreira | CRO-Ba  10585

O que é Ortodontia ?

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento  da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais. O tratamento Ortodôntico  oferece  uma  melhoria na  estética  dentária , mas sua maior função é corrigir alterações nas funções mastigatórias, deglutição, fala, respiração, sono, além de prevenir doenças dentárias como gengivites e cáries. Portanto o tratamento ortodôntico tem um papel importante na saúde das pessoas, por esta razão cresce o número de pessoas que realizam tratamentos ortodônticos.

Como é escolhido o meu aparelho dentário?

Em todo tratamento Ortodôntico ,trabalhamos com a “Queixa Principal” do paciente, sendo que o mesmo  é executado de acordo com um diagnóstico e planejamento baseado em informações clínicas (como o exame da cavidade bucal e análise facial) e de outras advindas de documentação radiográfica, modelos dos arcos dentários e fotografias .A partir daí oferecemos o tipo de aparelho ideal para cada  problema dentário.

Quais os tipos de aparelho existentes no mercado odontológico ?

Atualmente diversos tipos de aparelhos são oferecidos pelo mercado odontológico.O aparelho Ortodôntico fixo é o tipo mais comum  e o mais usado.
Os diferentes aparelhos fixos diferem entre si no desenho e imagem de cada bracket e nas distintas características mecânicas que podem apresentar.

1.Aparelho Fixo Metálico
 

O mais usado/ e melhor custo benefício no mercado odontológico.Muito utilizado em jovens. 

 
2.Aparelho Fixo Estético


O aparelho estético tem a mesma função que o aparelho dentário convenciona, sendo muito utilizado para quem trabalho com público(eventos,artistas,etc).




Podem ser de 3 tipos:

Policarbonatos: são compostos de material acrílico e a sua aparência é mais discreta. Tem um custo mais acessível, os brackets podem quebrar ou descolar com mais frequência e a cor do aparelho pode sofrer alterações com a absorção de pigmentos. Esta alteração de cor depende da alimentação e dos hábitos dos pacientes; 

Cerâmica: Devido às características do material não sofre alterações de cor e é bastante resistente. Existe menor atrito nos brackets e o fio comporta-se de forma mais eficaz. Tem um custo mais elevado do que o anterior aparelho dentário estético; 

Safira: Os brackets de estes aparelhos são translúcidos. Não sofrem alterações de cor e raramente descolam ou quebram. O resultado estético é bastante agradável porque apenas se vê o fio ortodôntico.